É o projeto inicial de uma construção, também chamado de projeto de arquitetura, projeto executivo de obra, planta da construção ou ainda simplesmente planta; são títulos usualmente falados pelos profissionais envolvidos, arquitetos, engenheiros civis, pedreiros e outros. Este é sem dúvida a parte mais importante na etapa de uma construção, pois é neste que se estabelece e idealiza o que será construído, qual tipo de construção, as dimensões a serem adotadas, os materiais a serem empregados, os estudos preliminares do terreno e possíveis adequações entre o que se deseja construir e o ambiente existente.

No projeto de arquitetura, o projetista estuda quais são as preferências e necessidades dos usuários, a finalidade da edificação, faz estudos de médio e longo prazo se esta atenderá as expectativas, propõe sugestões e orienta os usuários para soluções mais eficientes; estudas as questões de conforto térmico e acústico, a utilização de energias renováveis e a alternativas delas.  Ainda neste projeto se analisa a questão orçamentária, quanto maior a imponência arquitetônica e as formas espaciais a serem confeccionadas geralmente maior os custos de materiais e da mão de obra de execução.

Por isso é de fundamental importância a escolha de um bom profissional, com experiência naquilo que se deseja construir, que seja dedicado, atencioso, responsável, que se analise as questões de economia de energia elétrica, conforto térmico, reaproveitamento de materiais entre outros.

Trabalhar com profissionais que só fazem o básico, algumas vezes apenas desenha o que o proprietário quer, sem dar sugestões técnicas e pautadas na ciência da engenharia civil, sem demonstrar as interferências com o meio e principalmente os gastos excessivos com manutenções, pode levar a frustações; edificações desconfortáveis termicamente em alguns casos reféns permanentes do uso de aparelhos de refrigeração.

A economia pela escolha de profissionais baratos e sem aparato técnico, podem em alguns casos serem apenas vestígios das custas dos reparos e manutenções excessivas necessários para a utilização da construção.

Portanto, procure um bom profissional, perca tempo com ele discutindo as minúcias do projeto, pergunte, busque informações, utilize o acervo técnico deste para benefício da sua obra, desta forma você terá uma excelente edificação, utilizando todos os benefícios respaldados pela ciência da engenharia civil e arquitetura.

Paulínia, 06 de maio de 2019.

Eng. Renato Bracchi